quarta-feira, 24 de março de 2010

Desertos


Deserto, em geografia, é uma região que recebe pouca precipitação pluviométrica. Como consequência, os desertos têm a reputação de serem capazes de sustentar pouca vida. Comparando-se com regiões mais úmidas isto pode ser verdade, porém, examinando-se mais detalhadamente, os desertos frequentemente abrigam uma riqueza de vida que normalmente permanece escondida (especialmente durante o dia) para conservar umidade. Aproximadamente 20% da superfície continental da Terra são desérticos. Além disso não são encontrados na : África, Antartica, Améria...Quase não tem água no estad líquido e quase não tem vegetação.

Continente Áfricano

A África é o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e das Américas) com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do planeta. É o segundo continente mais populoso da Terra (atrás da Ásia) com cerca de 900 milhões de pessoas, representando cerca de um sétimo da população domundo, e 53 países independentes; apesar de existirem colônias pertencentes a outros países fora desse continente, principalmente ilhas, por exemplo Madeira, pertencente aPortugalIlha de Ascensão pertencente ao Reino Unido entre outras.
-                    O CLIMA 

A linha do Equador divide a África em duas partes distintas: o norte é bastante extenso no sentidoleste-oeste; o sul, mais estreito, afunila-se onde as águas do Índico se encontram com as do Atlântico. Quase três quartos do continente estão situados na zona intertropical da Terra, apresentando, por isso, altas temperaturas com pequenas variações anuais.
Distinguem-se na África os climas equatorialtropicaldesértico e mediterrâneo
A FOME : Várias regiões de África são assoladas com frequência por crises de falta de alimentos, principalmente nas zonas rurais. Destacam-se as zonas subáridas do Sahel, desde aMauritânia até ao Corno de África, e as que se encontram à volta do Deserto do Kalahari. Nestas áreas sucedem-se anos de seca, por vezes alternando com inundações que também destroem culturas, para além de obrigarem as populações a deslocar-se das suas zonas habituais.

Altas Montanhas


Por definição, alta montanha é como são chamadas as montanhas que alcançam mais de 2500m em sua altitude (distância na vertical entre a altura média do nível do mar até ponto sobre a superfície da Terra), mesmo havendo muita oscilação nesse valor. Na prática, entre montanhistas, considera-se alta montanha apenas quando possuem 4000m ou mais, sendo normalmente picos nevados.
O frio é insuportável 
Quanto maior a altitude maior o frio. A cada 150m de altura que subimos a temperatura cai cerca de 1ºC. Se temos em determinado momento 30ºC ao nível do mar, no cume de uma montanha de 2000m que se localize na mesma latitude teremos por volta de 17ºC e no cume de uma montanha de 6000m teremos -10ºC.

Curiosidade : O número de alpinistas que escalam os montes mais populares pode ser elevado. Por exemplo, o Monte Everest tinha sido escalado por 2 251 pessoas até 2004 (conforme indicado aqui).^  Dadas as grandes diferenças entre múltiplas medidas "finais" do Monte Everest, optou-se pela de 8 848 m.

A Antártica

Antártica ou Antártida (ambos os termos no Brasil) ou Antárctida (em Portugal),  "oposto a ártico", é o mais meridional dos continentese um dos menores, com uma superfície de catorze milhões de quilômetros quadrados. Rodeia o Pólo Sul, e por esse motivo está quase completamente coberta por enormes geleiras(glaciares), exceção feita a algumas zonas de elevado aclive nas cadeias montanhosas e à extremidade norte da Península Antártica. Sua formação se deu pela separação do antigo supercontinente Gondwana há aproximadamente 100 milhões de anos e seu resfriamento aconteceu nos últimos 35 milhões de anos.[7]


-                    O CLIMA 


A Antártica é o continente mais frio e seco da Terra, um grande deserto. A precipitação média anual fica entre 30 e 70 mm. Devido à influência das correntes marítimas, as zonas costeiras apresentam temperaturas mais amenas, com uma média anual de -10 °C (atingindo valores entre 10 °C no verão e -40 °C no inverno). Por outro lado, no interior do continente, a média anual é -30 °C, com temperaturas variando entre -30 °C no verão até abaixo de -80 °C no inverno. A menor temperatura do mundo, -89,2 °C, foi documentada na base russa de Vostok, a aproximadamente 3.400 metros de altitude no dia 21 de Julho de 1983.


-                      RELEVO 


Na Antártica Oriental encontram-se os Montes Transantárticos (ou Cadeia Transantártica) que se estende por 4.800 quilômetros, desde a Terra de Vitória à Terra de Coats. Na Ocidental está a Península Antártica, ao sul da qual se encontram os Montes Ellsworth e o Maciço Vinson, ponto mais elevado do continente com 5140 metros. Localizadas entre suas cordilheiras, há sete geleiras na Antártica, das quais a maior é aGeleira Byrd.

Continente Asiático


O clima da Ásia podem ser distinguido em quatro grandes regiões climáticas: a Sibéria, a Ásia mediterrânea, os desertos e a Ásia dasmonções. O clima siberiano apresenta aridez e temperaturas geladas nas zonas orientais, desde as regiões geladas e secas da tundra, no norte, até as estepes do sul da Sibéria, passando pelas taigas centrais, onde se registra maior nível de precipitação durante o verão. Com invernos chuvosos e verões quentes e secos, o clima mediterrâneo predomina no litoral

A População :

A Ásia é o maior continente da Terra, com 8,6% da superfície planetária parte oriental da Eurásia, a Ásia é também o continente mais populoso, com mais de 60% da população mundial. Localizada principalmente nos hemisférios oriental e setentrional, a Ásia costuma ser definida como a porção da Eurafrásia (o conjunto África-Ásia-Europa) que se encontra a leste do mar Vermelho

Curiosidades :

Ásia, maior continente do Planeta Terra, podemos encontrar os climas mais variados e nele coexistem diferentes países.
Tem grandes florestas, desrtos e estepes.
Mais de metade dos habitantes do planeta vivem neste grande continente, muitos deles apinhados em cidades muito populosas. São poucos os que vivem no deserto ou na montanha.
o Arroz é a comida principal da maior parte do povo asiático, estando os seus campos quase permanentemente inundados, por ser esta a sua forma de cultivo



Oceania


A Oceania é uma região formada por vários grupos de ilhas do Oceano Pacífico.
A palavra Oceania foi adaptada por um explorador francês Dumont d' Urville. O termo é usado hoje por vários idiomas .
Existem 17 países , 22 territórios . Sua área total é de 9.008.458 km², seu maior país é a Austrália e o menor é o Nauru.
A maior ilha é a Austrália.
Sua população é de 32.000.000 !

A maior parte da Oceania está na zona intertropical, a algumas regiões secas e também áreas com clima quente e úmido .

Continente Americano


A América é o continente localizado no hemisfério ocidental e que se estende, no sentido norte-sul, desde o oceano Ártico até o cabo Horn, ao longo de cerca de 15 mil quilômetros.

América Central : Parte norte do continente americano que compreende a Roland, Canadá, EUA e México. Ocupa uma área de 23.487.409km². A população estimada, para meados dos anos 80 cerca de 340 milhões de habitantes. Tem forma quase triangular, com a maior largura no EUA e Canadá.
A América do Norte, tem cerca de 7% porcento da população mundial, e é a região mais povoada do continente americano, mas apresenta densidade demográfica inferior à média mundial.
*América do Sul : Situa-se sua parte mais lagar na zona equatorial enquanto a mais estreita volta-se para o Pólo Sul. Limitada a W pelo oceano Pacífico e a E pelo Atlântico, ocupa uma superfície de cerca de 17.830.000km², o que corresponde a 12% porcento da área terrestre do globo, e sua população era estimada em 270 milhões de habitantes em meados da década de 1980.
*Geograficamente a paisagem denominada pela cordilheira do Andes (7.250km² em direção N/S) . O deserto de Atacama no litoral oeste contrasta com regiões de florestas tropicais da Bolívia, brasil, Peru e Equador. É composto por 12 países soberanos ( Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela) e duas colônias européias (Guiana Francesa e ilhas Kalkland ou Malvinas, inglesas ).

América do Norte : Antes da colonização européia na América do Norte, a região era habitada somente por nações indígenas. Porém, no século XVI, a América do Norte começou a ser colonizada por espanhóis, franceses e ingleses. Os espanhóis concentraram-se na região do atual México, pois ali viviam os astecas. Os espanhóis dominaram e exploraram este povo, tomando suas terras e ouro. A região do Canadá e Estados Unidos foi colonizada a partir do século XVI por franceses e ingleses, principalmente puritanos, que estavam sendo perseguidos na Europa por questões religiosas.
*A vegetação e o clima desta extensa região é diversificado. Podemos encontrar, no território do continente norte-americano, quase todos os climas do mundo. No norte do Canadá encontramos o clima polar, com temperatura que podem atingir até 30 graus negativos. Já na região da Califórnia (EUA) o clima é mediterrâneo. Enquanto que no México, temos o clima tropical e equatorial predominando em quase todo território.

No norte da América do Norte, principalmente na região do Alasca, encontramos a vegetação de tundra. Já na Flórida (EUA), desenvolve-se uma paisagem subtropical.




Continente Europeu


A Europa é a parte ocidental do supercontinente euro-asiático. Embora geograficamente seja considerada uma península da Eurásia, os povos da Europa têm características culturais e uma história específicas, o que justifica que o território europeu seja geralmente considerado como um continente.[1]

Esse continente é o segundo menor em extensão territorial e o quarto mais populoso. Sob o ponto de vista geográfico, a Europa é uma grande península da massa continental euro-asiática (Eurásia). Tradicionalmente, a divisão entre dois continentes é considerada coincidente com os montes Urais, que dividem a Rússia de norte a sul, e com o rio Ural, que deságua no mar Cáspio. Ao sul, a divisão é assinalada convencionalmente pelas montanhas do Cáucaso e pelo mar Negro, incluindo os estreitos do Bósforo e o de Dardanelos. Com estes limites, possui uma área de 10 360 000 km², pouco maior que o Brasil e os Estados Unidos, por exemplo. O continente europeu está separado da África pelo mar Mediterrâneo e pelo estreito de Gibraltar. Muitas extensões da costa irregular do continente formam penínsulas, como a Jutlândia (Dinamarca), a Escandinávia, ao norte, e as penínsulas Ibérica, Itálica e Balcânica, ao sul.

A estrutura geológica da Europa é marcada pela elevação relativamente recente da cadeia alpina, que divide o continente de leste a oeste incluindo os Pireneus, os Alpes, os Apeninos, os Cárpatos, os Balcãs e o Cáucaso. O continente apresenta igualmente uma complexa rede hidrográfica, com grandes rios como o Volga, na Rússia, e o Danúbio, que atravessa territórios (ou delimita fronteiras) da Alemanha, Áustria,República Checa, Croácia, Hungria, Sérvia, Romênia, Bulgária e Ucrânia. Grande parte do continente são planícies férteis, que se estendem das costas do Atlântico até os Urais. Exceptuando as grandes áreas polares da Escandinávia e da Rússia, o clima é de modo geral temperado. Estas e outras características, tais como os litorais piscosos, rios numerosos e abundantes recursos naturais tornaram a Europa um grande produtor de alimentos, e possibilitaram a manutenção de uma numerosa população, que é actualmente da ordem dos 700 milhões de pessoas.

A Europa possui uma grande diversidade linguística: são faladas cerca de 60 línguas, quase todas da família indo-europeia (o basco, o húngaro, o finlandês e o estoniano sãolínguas oficiais que não caem nesta categoria). A religião predominante é o cristianismo, incluindo o Catolicismo Romano, o Protestantismo e a Igreja Ortodoxa. Osmuçulmanos, maioritários em algumas regiões europeias, e os judeus são as duas minorias religiosas mais numerosas.

- O CLIMA:

A Europa apresenta na maior parte de seu território, clima temperado, com estações bem definidas, sem excessos de temperatura, pluviosidade ou queda de neve. Somente no extremo norte e em altitudes elevadas, nas cordilheiras, são encontradas temperaturas não muito propícias à atividade humana.

As condições climáticas extremamente favoráveis da Europa de maneira geral resultam da combinação de quatro fatores:


- EUROPA DEPOIS DAS REFORMAS

Durante esse período, a corrupção da Igreja Católica levou a uma dura reação, na Reforma Protestante.[4] E ela ganhou muitos seguidores, especialmente entre príncipes e reis buscando um estado forte para acabar com a influência da igreja católica. Figuras como Martinho Luterocomeçaram a surgir, assim também como João Calvino com o seu Calvinismo que teve influência em muitos países e o rei Henrique VIII da Inglaterra que rompeu com a igreja católica e fundou a Igreja Anglicana. Essas divisões religiosas trouxeram uma onda de guerras inspiradas e conduzidas religiosamente, mas também pela ambição dos monarcas na Europa Ocidental que se tornavam cada vez mais centralizadas e poderosas.

A reforma protestante também levou a um forte movimento reformista na igreja católica chamado Contra-Reforma, que tinha como objetivo reduzir a corrupção, assim como aumentar e fortalecer o dogma católico. Um importante grupo da igreja católica que surgiu nessa época foram os Jesuítas, que ajudaram a manter a Europa Oriental na linha católica de pensamento. Mesmo assim, a igreja católica foi fortemente enfraquecida pela reforma e, grande parte do continente não estava mais sob sua influência e os reis nos países que continuaram no catolicismo começaram a anexar as terras da igreja para seus próprios domínios.